quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Lá vem o sol... Ensaio sobre a luz

Com a estação mais quente do ano, a tendência nossa carioca de cada dia, é reclamar do calor... Realmente, às vezes pedimos clemência aos céus nessa época do ano, com termômetros em 40 graus. Mas eu, nascida em pleno verão de março, sou ensolarada desde a fase fetal e, posteriormente, cresci em um quarto de mesmo tom esfuziante. Aliás, o amarelo é uma cor vibrante que sempre me põe pra cima em qualquer ocasião. Então, não poderia deixar de reverenciar o astro rei nesses dias de sol à pino nos trópicos.

Já repararam como o dia fica mais belo com o sol? Nossa, eu não sou uma pessoa nublada nublada mesmo. Meu humor e ânimo não combinam com o cinza. A chuva, santa e devassa, que me perdoe. Sei que você é necessária e bem-vinda, na medida certa, mas o sol... Ah, o sol... Tem alguma coisa melhor do que pegar uma praia com aquele dia iluminado, que deixa o céu com um azul tão aberto e feliz? As montanhas, as árvores, o verde, as flores, todos celebram o astro campeão de luminosidade, jogando um colorido diferente em tudo, desde o mais comum concreto ao mais vasto jardim. Afinal, o sol é o senhor do universo, dá conta de si mesmo sozinho, brilha tanto e por si só, e ainda divide o seu calor e expressividade com outros astros menos afortunados. Sabe a estrelinha que você vê e fica lá suspirando? É reflexo do sol. Sabe a lua, belíssima e misteriosa que quando fica cheia faz a gente perder a cabeça? Reflexo do sol. E o eclipse do sol com a Terra, fenômeno fascinante que nos deixa de boca aberta? O sol tá na área, de novo....

Se formos analisar ainda mais profundamente, pegando o mito grego (descrito aqui ao lado), e levando para os arquétipos humanos, que falam diretamente com o nosso emocional, o sol representa a luz da consciência, a espiritualidade, porque seu brilho é único, tanto interno como externamente. O sol não esconde nada, apenas se compromete a doar luminosidade, verdade e pureza a quem quiser e não quiser olhar para ele. A luz que revela tudo vem do sol e os nossos talentos têm a ver com esse belo astro também, imponente e ao mesmo tempo humilde, tranquilo, transparente... Quando se distancia, não é por falta de vontade ou crise de identidade, mas porque sua generosidade deixa as nuvens o esconderem. Coisas da natureza, pra gente valorizar o que é bom. Nada como um amarelo depois de um cinza. Os curitibanos e paulistamos que o digam!

O arcano XIX do tarot também fala dessa luz, da inocência que, na verdade, é a nossa essência, a nossa verdade Divina. O astro rei nos remete também aos dons escondidinhos lá dentro, que a gente teima em não deixar sair pro mundo - ou por medo, ou por pura preguiça mesmo. O sol não teme nada. Ele sabe que pode brilhar e dá a vez pra outros brilharem também. Então, meus caros, brilhemos em nosso interior para que essa luz seja irradiada longe e chegue a todos, sem medo de ser feliz. Como dizem os poeta do país mais cinza da Europa, em tradução do nosso querido e luminoso poeta carioca: "Lá vem o sol... Lá vem o sol... E eu já sei, tá legal !!!"