segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Qual será a nossa herança?



Minha Herança: Uma flor

Vanessa da Mata

Achei você no meu jardim, entristecido

coração partido,

bichinho arredio.

Peguei você pra mim

como a um bandido,

cheio de vícios

e fiz assim, fiz assim.

Reguei com tanta paciência.

Podei as dores, as mágoas, doenças

que nem as folhas secas vão embora

eu trabalhei.

Fiz tudo, todo o meu destino

eu dividi, ensinei de pouquinho

gostar de si, ter esperança e persistência, sempre.

A minha herança pra você, é uma flor

um sino, uma canção, um sonho

nenhuma arma, ou uma pedra eu deixarei.

A minha herança pra você

é o amor capaz de fazê-lo tranquilo, pleno

reconhecendo no mundo, o que há em si.

E hoje nos lembramos, sem nenhuma tristeza

dos foras que a vida nos deu,

ela com certeza estava juntando você e eu.

Achei você no meu jardim...

A letra da música de Vanessa da Mata me fez pensar nas minhas personagens, Afrodites querendo amor e consequentemente em nós mulheres...

Nossa grande artista matogrossense, cheia de inteligência e sensibilidade, além de nos emocionar e orgulhar, nos dá o paninho para a manga de uma reflexão bem pertinente para as questões amorosas femininas. Eu que não sou boba nem nada, trago para este espaço e divido com vocês, meus leitores. Mas desta vez, quem vai pensar são as florzinhas femininas.

Então, está lançada a pergunta: que herança estamos deixando nos nossos relacionamentos afetivos: flores ou armas? Todas nós sabemos na ponta da língua o que queremos dos homens: carinho, compreensão, prazer, compromisso. Mas e o que estamos dando para sermos merecedoras de toda essa felicidade? Essa pergunta é chatinha, né? Desculpem, não queria ser estraga prazeres, mas acho bom fazermos essa reflexão o quanto antes, antes de perdermos mais um namorado, marido ou futuro-pretenso amor...

Nunca vamos receber isso tudo se não nos doarmos para alguém. Não estou dizendo que temos que voltar nos tempos de Amélia - aquela que era mulher de verdade para Mário Lago. Não!!! Mulher de verdade não tem que passar as camisas do marido ou cozinhar, lavar, arrumar, cuidar da casa e dos filhos. Isso é coisa do passado. Mas tem que cuidar do amor, regar como uma plantinha. Como? Como na música de Vanessa, com paciência, esperança, persistência. Temos que entender que o nosso poder vem da doçura, da beleza, do carinho, da escuta, da compreensão, mesmo que seja duro de engolir. É que eles também têm suas mágoas, tristezas, desilusões, cicatrizes, muitas vezes deixadas por outra ou outras mulheres. E se não tivermos sensibilidade para cuidar dessas feridas, quem vai ter?

Você mulher, por acaso, que defende a liberdade, a igualdade de direitos, já se imaginou dando flores para o seu namorado? Já arrancou lágrimas dele de emoção? Já o surpreendeu com um jantarzinho no meio da semana, sem uma ocasião especial? Então, está lançado o desafio. Vamos parar de cobrar amor e dar mais amor? Depois me contem o resultado.

Ah, quem quiser escutar a música de Vanessa tem uma amostra grátis aqui ao lado, mas o CD SIM é inteiro lindo e uma dica para quem gosta de boa música. Beijos no coração.