segunda-feira, 9 de agosto de 2010

O retrato da alma


Responda rápido: qual o melhor cartão de visitas, o mais eficaz produto de beleza, e o melhor cumprimento que existe? O olhar? Talvez. Mas acertou na mosca, quem disse o sorriso.



Muitos por aí defendem o tal "carão", a cara de paisagem, o riso forçado, a máscara... Mas façamos uma análise. Na sua memória afetiva você se lembra mais das pessoas sérias e discimuladas ou das alegres, aqueles engraçadinhos, ou até mesmo surtados? Para mim os tipos inesquecíveis e amigos adorados são os que me presenteiam com os seus sorrisos, seu estado de espirito, suas brincadeiras e até mesmo as sacanagens inofensivas.



Não acho que se deva perder o amigo em nome da boa piada. Estou defendendo e correndo atrás de companhias leves, que me façam abrir o sorrisão ou gargalhar, até a barriga doer...



Recentemente passei por uma experiência muito boa e delicada, ao mesmo tempo. Trabalhar na redação do Jornal do Brasil em decadência, prestes a deixar de exisitir. Mas a grande lição que tirei veio através das pessoas, profissionais de grande competência, colegas de uma espirituosidade marcante e que deixou saudades. Fazer piada da própria "desgraça" não é pra qualquer um!!! Na redação do JB tinha todo o tipo de humor, até o "negro", mas todos bem pra cima, apesar da circustãncia de quase desemprego. O meu vizinho Paulo Márcio, por exemploo, quase matou todos de rir quando in ventou uma fala para o espanhol Oscar, o homem que ganhou o primeiro transplante facial do mundo, e que segundo os médicos, foi muito bem sucedido. Para o meu colega, não foi bem assim... Imaginem um fanho com torcicolo, esse era o  resultado da plástica, segundo Paulo, com uma imitação hilária da desgraça humana. Só para explicar para os não-jornalistas: isso rola com pessoas em situação de isolamento forçado e com a corda no pescoço, como numa redação de jornal ou tevê.



Evelyn é um exemplo de sorriso que ilumina todo o ambiente. Sua espontaneidade e senso de humor vou levar pra secmpre na memória. Um rosto solar, que irradia beleza, sinceridade e por isso - e outros atributos mais - exala sensualidade. Uma repórter adorável de futuro brilhante. Raquel é outro sorriso contagiante, mais experiente e sarcástico, que despertava as mais idiotas brincadeiras masculinas. Todos, claro, queriam provocar o seu sorriso belíssimo e simpático. E o que dizer dos malandros, Cláudio e Fernando, disputando a nossa atenção com piadas, imitações de Silvio Santos e trocadilhos infames sobre as notícias massacrantes da TV. "O Macarrão gosta mesmo é de linguiça" (sobre o amigo do goleiro Bruno), ou "a voz do polvo é a voz de Deus" (sobre o vidente da Copa). E ainda, para divertir os trabalhadores do Mundial, a dupla, Paulo Roberto Falcão e Casa Grande cover fazendo comentários pra lá de irônicos sobre os comentaristas reais.



Enfim, poderia citar inúmeros sorrisos marcantes na minha vida. Todos me conquistaram de cara. Cláudia Tisato, a gargalhada pop. Filismino, uma pessoa sorriso. Thyana, um sorriso meigo. Nunca vou me esquecer de quando Bruno Pacheco me contou uma história muito doida de quando ele foi conhecer, bêbado, o pai de uma antiga namorada, horas de gargalhada e aquela sensação boa de que viver vale à pena. Isso porque o riso é a pura expressão de sinceridade e espontaneidade. Muito difícil alguém dar uma gargalhada forçada, a gente percebe. Também me lembro de uma estagiária que dizia que rir atraía os homens (durante a caça). Eu achava graça, mais do jeito que ela falava, do que para alcançar o tal objetivo. "Paula, vamos rir que atrai". E ela saia inventando um caso engraçado pra chamar a atenção dos marmanjos. Uma adorável maluca!!!



Enfim, a vida tem muita graça. Se não está encontrando motivos para sorrir, sorria mesmo assim, porque você vai atrair pessoas para uma conversa, um ombro amigo, ou um flerte, quem sabe? A simpatia é a melhor das qualidades. Eu adoraria ganhar esse trófeu, conquistado no cinema pela sorridente Sandra Bullock. Tá vendo, rende até Oscar!


Beijos solares para todos!!!